quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Um "forrozim" é bom demais!

É uma festa popular brasileira, de origem nordestina, e a dança praticada nestas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, a quadrilha, o xaxado e o xote, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão - que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró, São Miguel e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife e Teresina onde são promovidas grandes festas.

O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958, "Forró no escuro". No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos anos 1970, surgiram nessas e noutras cidades brasileiras, "casas de forró". Artistas nordestinos que já faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram.Depois de um período de desinteresse em década de 1980 e forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.

O forró pernambucano já é bem conhecido em Portugal, quem costuma tocar e tem presença cativa no país é a cantora e compositora Cylene Araújo, que todos os anos viaja para o país para animar os portugueses, além de realizar turnês e participar de diversos festivais, mostrando através de sua voz o melhor do forró pé-de-serra.

No ano passado, o músico Dudu do Acordeon viajou para participar do festival de Gannat na França junto com o cantor Hebert Lucena, neste tempo, ele viajou para a Suécia e Inglaterra e mostrou a cultura nordestina aos gringos.

Também no ano de 2008, Valkyria Nunes da Banda Maria Fulô viajou para Portugal, acompanhada de um grupo musical, onde fez participações tocando em seu acordeon. O sanfoneiro Cezzinha também se mostrou para os europeus em um grande show ao lado de Elba Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário