quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Bezerros, as suas artes e seus segredos

O universo do artesão apresenta diferentes materiais transformados em produtos utilitários, vestuários, brinquedos e máscaras. Onde se encontram homens e mulheres de diferentes faixas etárias, variando dos 11 aos 77 anos, sendo que a maioria deles não têm o ensino fundamental completo, mas dedicam-se ao ofício de brincar, imaginar e criar. O artesanato representa a única fonte de renda para a maioria dos artesãos, tendo como apoio na produção os familiares, comprovando a prática de agrupamento familiar na produção artesanal, prevalecendo assim, a herança cultural que passa de pais para filhos desde o inicio da história da arte.Entre aqueles que desenvolvem outra atividade, além do artesanato, destacam-se funcionários públicos, pedreiros e costureiros.

A produção artesanal é uma vocação das pessoas da região e uma das razões que faz de Bezerrros um municipio turístico promissor, em plena fase de crescimento. Isso possibilita a representatividade do artesanato local, em mais de sessenta e quatro diferentes itens, como maior concentração nos artesanatos: figurativos e utilitários.

Quem visitar a feira livre da cidade, o Espaço Cultural, o Centro de Artesanato de Pernambuco e o Pólo Cultural no distrito de Serra Negra, ou ainda, o distrito de Encruzilhada de São João, encontrará objetos em couro, cerâmica, madeira, palha, cipó, tecido, corda, parafina, papel machê, barro, entre outros brinquedos, bonecos, xilogravuras com os mais variados formatos e cores, retratando a vida e a cultura do homem nordestino. Além disso, o principal canal de vendas do artesanato bezerrenses é o atelier do artesão, vindo em seguida às feiras.

Os artesãos utilizam com matérias-primas básicas: o papel, a madeira, o tecido e a argila adquiridos em feiras, nas residências e no mercado local. A produção artesanal se fortalece com a confecção de máscaras, que durante o ano apresentam na mídia nacional a força e a singularidade do Papangu, gigura cultural do carvaval bezerrense.

Localizada a 10 Km da sede do município, a Serra Negra desponta como importante trilha do turismo ecológico do nosso estado. Oferece um excelente clima, típico de montanhas. Está situada a uma altitude de 960 metros. Com cerca de 300 habilitações, o povoado de Serra Negra tem como destaque a Igreja de São Francisco Xavier, seu padroeiro. No pólo cultural, os turistas encontrarão o anfiteatro com capacidade para 2 mil pessoas e espaço para realização de eventos, exposição e venda do artesanato local.

Situado em uma área de 6 hectares, destinado a encontros culturais, esotéricos, camping e contemplação, o Parque Ecológico possui o encanto da natureza. A gruta do parque dá um toque selvagem ao clima de magia da região. A quantidade de mirantes naturais, fomados por rochas graníticas sem seus mais variados formatos, representam uma verdadeira obra de arte. Um exemplo é o mirante de São Francisco que tem uma plataforma rochosa que dá a impressão de estar em pleno vôo.

Rica em variedades, a flora da Serra Negra se constitui em um dos pontos altos da nossa ecologia, destacando-se as Bromélias, as Orquideas, Ubá-ubá, Bem-me-quer, Ipês, Bálsamos, Jatobá, Frei Jorge e Maçaranduba. Localizada a 4 Km do pólo cultural, a Caverna do Deda é cheia de atrativos, não somente pela sua beleza, mas pela emoção que causa aos visitantes que atravessam suas passagens, seguindo as trilhas para chegar até o mirante, fluindo a sensação de vitória pela aventura vivida.

A partir disso, os amantes da ecologia e dos esportes radicais devem seguir para a Serra Negra, a poucos quilômetros do centro da cidade de Bezerros. As grutas naturais, agora, estão sendo utilizadas para apresentações de shows musicais e espetáculos teatrais. Não se esquecendo, que o local da Serra Negra é também um dos principais pontos do Estado para a prática de vôo livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário