segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Saudemos o mestre Salu


Manoel Salustiano Soares nasceu em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1945. Foi um dos maiores dançadores de cavalo-marinho da região, interpretando diversos personagens. Ele tem quatro CDs gravados: Sonho da Rabeca, As três gerações, Cavalo-marinho, e Mestre Salu e a sua rabeca encantada.

O título de mestre foi conquistado por ter interpretado por nove anos o papel de Mateus. Salu é considerado um dos grandes nomes do maracatu em Pernambuco, uma das maiores autoridades em cultura popular no estado.

Mestre Salustiano também foi um artesão. Seu pai, João Salustiano, foi quem o ensinou a fazer e tocar rabeca. Além das rabecas, também confeccionava os bichos do bumba-meu-boi, cavalo, boi, burra; as máscaras do cavalo-marinho, feitas de couro de bode ou de boi; e os mamulengos de mulungu.

Mestre Salu foi um dos grandes responsáveis pela preservação da ciranda, do pastoril, do coco, do maracatu, do caboclinho, do mamulengo, do forró, do improviso da viola e de outros folguedos populares do folclore nordestino.

Em 1965, foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco e já percorreu, com a sua arte, a maioria dos estados brasileiros, além de países como a Bolívia, Cuba, França e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário